relogio

15:25 - 04/07/2024

Ambiental

SMS avalia a qualidade do ar no polo de Tailândia

imagem notícia

A Belem Bioenergia Brasil segue firme em seu compromisso com a preservação ambiental. No mês de junho, a equipe de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da empresa realizou o monitoramento das emissões atmosféricas de fontes fixas e da qualidade do ar no polo de Tailândia.


Essa iniciativa, que faz parte das ações contínuas de sustentabilidade da BBB, visa garantir a qualidade do ar na região, levando qualidade de vida para colaboradores e comunidades de Tailândia, além de atender às legislações ambientais vigentes e às condicionantes da licença ambiental da empresa.


Compromisso com a comunidade e o meio ambiente


"O monitoramento das emissões atmosféricas é fundamental para garantir que as nossas operações estejam em conformidade com as leis ambientais e que não causem impactos negativos ao meio ambiente e à saúde da população", afirma Luana Campos, técnica de Meio Ambiente da Belem Bioenergia Brasil. "Estamos comprometidos com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas que vivem na região", completa.


Metodologia rigorosa para resultados precisos


O especialista de Meio Ambiente da BBB, Douglas Fernandes, informou que o monitoramento das emissões atmosféricas foi realizado por uma empresa especializada, que utiliza metodologias rigorosas e equipamentos de última geração. “As análises foram feitas em diversos pontos da planta industrial e da área de influência da empresa, garantindo um mapeamento completo das emissões atmosféricas”, explicou Douglas, revelando que a empresa está comprometida em rastrear continuamente a qualidade e do ar na região.  “ Estamos focados com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas que vivem na região. Acreditamos que o desenvolvimento sustentável é essencial para o sucesso do negócio e para a construção de um futuro melhor para todos’, finalizou.

Mais notícias

relogio

15:25 - 04/07/2024

Responsabilidade Social

Belem Bioenergia Brasil realiza ação do Programa de Aprendizes em escola de Tomé-Açu

A Belem Bioenergia Brasil promoveu, no dia 04 de setembro de 2025, uma ação do Programa de Aprendizes na Escola M.E.I.F Esperança, localizada no Km 14 da Jamic, em Tomé-Açu (PA). A iniciativa tem como objetivo oferecer aos jovens da região uma oportunidade concreta de inserção no mercado de trabalho, aliando desenvolvimento profissional à formação educacional.

Parceria com a Comunidade

A ação contou com a parceria da escola, que cedeu suas instalações para que a equipe da Belem Bioenergia Brasil pudesse realizar a atividade. Estiveram presentes a Supervisora de Gente & Gestão, Claudina Maciel; a Analista de Recrutamento e Seleção, Thayná Feio; a Analista de Sustentabilidade, Rosane Oliveira e representando a instituição de ensino a Diretora, Gessica Chaves.

O encontro foi estruturado de forma interativa e acolhedora, com apresentações institucionais, dinâmicas em grupo e esclarecimentos sobre as oportunidades oferecidas pelo programa.

Oportunidade de Crescimento para os Jovens

Durante o encontro, foram destacados os principais benefícios proporcionados pela vaga de aprendiz, entre eles o desenvolvimento profissional, a inserção qualificada no mercado de trabalho, a possibilidade de conciliar estudo e trabalho, além do aprendizado prático em ambiente corporativo real.

A equipe da Belem Bioenergia também esclareceu as expectativas em relação ao perfil do aprendiz, ressaltando a importância de características como comprometimento, responsabilidade, vontade de aprender e respeito às normas da empresa. Foi enfatizado que o programa representa uma porta de entrada para o crescimento pessoal e profissional dos jovens participantes, oferecendo bases sólidas para a construção de carreiras promissoras.

Inclusão Social e Compromisso com o Futuro

O Gerente de Gente & Gestão e Comunicação, Robson Souza, destacou a relevância do Programa de Aprendizes para a estratégia de responsabilidade social da empresa. "O Programa de Aprendizes é uma das iniciativas mais significativas da Belem Bioenergia Brasil no âmbito da responsabilidade social. Acreditamos que investir na formação dos jovens da nossa região é investir no futuro da nossa comunidade e do nosso país. Mais do que oferecer uma vaga de trabalho, queremos proporcionar experiências transformadoras, que desenvolvam competências técnicas e comportamentais essenciais para a vida profissional. É gratificante ver o brilho nos olhos desses jovens quando percebem que têm uma oportunidade real de construir um futuro melhor. Esse é o tipo de impacto que faz sentido para nós como empresa," afirmou Robson Souza.

A Supervisora de Gente & Gestão, Claudina Maciel, que liderou a ação na escola, compartilhou sua percepção sobre o impacto do programa na vida dos jovens. "Foi emocionante estar presente nesse momento e ver o interesse genuíno dos jovens em conhecer o programa. Muitos deles nunca tiveram contato com o ambiente corporativo e essa foi uma oportunidade de abrir horizontes, mostrar que existem caminhos possíveis para a realização profissional. Durante as dinâmicas, pudemos perceber o potencial desses jovens e sua vontade de crescer. O Programa de Aprendizes é mais do que uma contratação, é uma ferramenta de transformação social que muda trajetórias e fortalece nossa relação com a comunidade," declarou Claudina Maciel.

A O Programa de Aprendizes reafirma o compromisso da empresa com a responsabilidade social e com a construção de um ambiente mais justo e promissor para os jovens da região, consolidando sua atuação como agente de transformação social nos territórios onde está presente.

relogio

15:25 - 04/07/2024

Responsabilidade Social

Belem Bioenergia apoia Curso de Apicultura para fortalecer a Agricultura Familiar em Tailândia

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e impulsionar a economia verde local, a Belem Bioenergia Brasil, firmou parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA) e a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMAPPA) para realizar o "Curso de Apicultura" em Tailândia.

O curso visa a especializar agricultores e apicultores na criação racional de abelhas para aumentar a produção e a oferta de mel no município, com a meta de incluir o produto na merenda escolar.

Teoria e Prática de Manejo Avançado

Após a abertura teórica no dia 17 de setembro – que abordou a biologia das abelhas e sua importância na polinização –, a prática foi realizada em 18 de setembro, no sítio do apicultor Jonas Rodrigues. O local, com infraestrutura completa, tornou-se um ponto estratégico para o treinamento.

O Dr. em Ciências Biológicas, professor e apicultor Francisco Oliveira, ministrou também a parte prática, que incluiu o manejo de colmeias racionais e o uso correto de indumentária e equipamentos.

"A abelha não é só polinização, só o mel. A abelha tem própolis, pólen; o própolis que vem se tornando um medicamento, um antibiótico muito potente. Não é só o mel," destacou Wanderley Pozzera, agricultor iniciante no setor, evidenciando o potencial farmacêutico e de mercado.

Impacto Social e Ambiental

A iniciativa também tem uma origem voltada à saúde pública. O curso é uma evolução de um grupo de manejo de abelhas criado após altos índices de acidentes, direcionando a captura segura dos enxames para a produção sustentável, evitando o extermínio.

A Analista de Responsabilidade Social, Rosane Oliveira, ressaltou o impacto da parceria, "Apoiar a apicultura é investir duplamente: na complementação de renda das famílias rurais e na preservação da biodiversidade, que garante a polinização das nossas culturas. Esta é uma verdadeira iniciativa de economia verde para Tailândia."

A atividade, que começou neste ano, já permite que apicultores locais abasteçam supermercados e estabelecimentos locais, gerando um novo e promissor mercado.

relogio

15:25 - 04/07/2024

Sustentabilidade

Energia solar chega às operações da Belem Bioenergia Brasil

A Belem Bioenergia Brasil acaba de avançar em sua jornada de sustentabilidade e eficiência com a instalação de usinas de energia solar no polo de Tomé-Açu. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a inovação e a adoção de soluções limpas para apoiar suas operações.

As novas usinas contribuem diretamente para a redução de custos operacionais, diminuem a dependência de energia da rede e ampliam a autossuficiência energética nos polos. Além do impacto econômico, o projeto reduz emissões e reforça o papel da Companhia como agente de desenvolvimento sustentável na região.

De acordo com o Coordenador de Projetos e Melhoria Contínua Novos, Gabriel Machado, a iniciativa vai muito além da economia, “A instalação das usinas solares representa um passo estratégico para a Belem Bioenergia. Com uma expansão na matriz energética de origem renovável, representa nosso compromisso com a sustentabilidade e redução de emissão de gases de efeito estufa”. Com essa entrega, a Belem Bioenergia Brasil segue investindo em inovação para garantir operações mais sustentáveis, eficientes e preparadas para o futuro.