Pular para conteúdo


A BIOENERGIA

A EMPRESA

A Belem Bioenergia Brasil (BBB), nome fantasia da Tauá Brasil Palma S.A., baseia sua produção de óleo de palma, de palmiste e de seus correspondentes refinados (RBD) nos três pilares de sustentabilidade, que são o econômico, o ambiental e o social, bem assim no estrito cumprimento da legislação brasileira, tendo como compromisso as boas práticas ambientais, no manejo e na preservação do solo, o combate ao desmatamento e o combate à qualquer prática degradante de trabalho ou de exploração de recursos humanos.

No aspecto econômico, a empresa considera que a cultura de palma de óleo, adaptada às condições de solo e clima da Amazônia, é uma das atividades agrícolas de maior produtividade, representando uma alternativa rentável no bom uso das terras locais.

No ambiental, a BBB orgulha-se de não ter feito ou contribuído para o desmatamento de uma árvore sequer, tendo instalado seus plantios em áreas de pasto ou em situação similar. Pauta sua atuação na conservação de florestas nativas, na recuperação de matas ciliares, na criação de corredores ecológicos com os palmares, fixando grande quantidade de carbono da atmosfera, oferecendo produtos saudáveis e viabilizando uma fonte de energia limpa e renovável.

No social, contribui para a geração de emprego e renda, direta e indiretamente, bem assim promove a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das comunidades dos locais em que atua e da sociedade geral.

Sua atuação ocorre em três locais distintos no estado do Pará:

  • Sede administrativa em Belém: Av. Visconde de Souza Franco nº 5, Edifício Quadra Corporate, 27º andar, sala 2701, CEP: 66053-000, Belém – PA
  • Polo Agroindustrial em Tailândia: Rodovia PA 150 Km 117, nº 21, CEP 68.695-000 – Tailândia – PA
  • Polo Agroindustrial em Tome-Açu: Rodovia PA 256, ramal Km 14, Bairro: Zona Rural, CEP 68680-000 – Tome-Açu – PA


HISTÓRICO

Em 2007, os Governos do Brasil e Portugal assinaram um acordo de investimentos, no monumento Torre de Belem em Lisboa, para produção conjunta de óleo vegetal no Brasil e biocombustível em Portugal. A brasileira Petrobras, através de sua subsidiária Petrobras Biocombustível, e a portuguesa Galp Energia foram o meio para concretizar o acordo entre os dois países. Nasce assim a BELEM BIOENERGIA BRASIL, com os primeiros plantios realizados em 2011.

Tendo em vista, restrições no uso de óleo de palma para a produção de biocombustíveis na comunidade europeia, bem assim, a crescente demanda pelo produto e seus derivados no mercado brasileiro, a Belem Bioenergia Brasil redirecionou sua estratégia para atender a demanda das indústrias locais de alimento, cosmética e de biodiesel.

Em setembro/2018, iniciou a operação de sua primeira fábrica de extração de óleo de palma e de palmiste em sua unidade de Tailândia – PA.

Em novembro/2019, a Petrobras Biocombustível retirou-se da sociedade, entrando no negócio a Ecotauá Participações S.A., ocasião em que a operação da Belem Bioenergia Brasil S.A. foi transferida para a Tauá Brasil Palma S.A., que passou a ter como acionistas a Ecotauá Participações S.A. e a Belem Bioenergia Brasil S.A.. A Tauá Brasil Palma S.A. manteve o nome fantasia de Belem Bioenergia Brasil.

Em janeiro/2020, iniciou a operação de sua segunda fábrica de extração de óleo de palma e de palmiste em sua unidade em Tome-Açu – PA.

Em julho/2020, verticalizando sua produção, iniciou a operação de sua unidade de refino em Tailândia – PA.

A Belem Bioenergia Brasil contratou empresa especializada para assessoria e obtenção da RSPO – Roundtable on Sustainable Palm Oil. A certificação RSPO contempla o exercício de boas práticas nos pilares de sustentabilidade em que a BBB já atua, desde a sua constituição, ou seja, o econômico, o ambiental e social.

Atualmente, a Belem Bioenergia Brasil possui mais de 40 mil ha entre plantios próprios e de agricultores familiares, distribuídos equitativamente entre os Polos Agroindustriais de Tailândia e de Tomé-açu.



LOCALIZAÇÃO

Av. Visconde de Souza Franco nº 5, Edifício Quadra Corporate, 27º andar, sala 2701, CEP: 66053-000, Belém – PA